Quando olha para um logótipo, um website ou uma embalagem, há algo que o chama à atenção quase sem dar por isso: a cor. Mais do que um elemento estético, a cor tem o poder de influenciar emoções, decisões e perceções.

A isto podemos chamar a psicologia das cores, uma ferramenta muito importante para o design gráfico.

O que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores é o estudo sobre a capacidade do nosso cérebro de identificar uma cor e associá-la a uma emoção ou sentimento. E daí ser essencial pensarmos ao pormenor cada detalhe, pois isso terá um impacto no consumidor, que não é só estético.

Elas comunicam, influenciam e provocam emoções. Por isso, escolher uma cor não é só uma questão de gosto, é uma decisão estratégica.

Mas afinal, qual é a cor ideal? 

Cada cor está associada a um sentimento e a uma emoção, ainda assim existem vários subtons. De forma geral, podemos classificar da seguinte forma:

  1. Tons quentes e frios

Estes correspondem a tons mais amarelados, laranjas ou vermelhos. E de forma geral, transmitem acolhimento, agitação, ação, interação, dinamismo, energia, interação e amizade. Os tons frios incluem subtons e tons azuis ou esverdeados, e passam a mensagem de racionalidade, sofisticação, impessoalidade, elegância, tranquilidade e distanciamento.

  1. Tons claros e escuros

Quanto mais a cor é escura, transmite força, autoridade, formalidade, seriedade, credibilidade e poder. Quanto mais a cor é clara, transmite flexibilidade, acessibilidade, informalidade e leveza.

  1. Tons intensos e suaves

A intensidade da cor também pode variar em tons mais intensos ou suaves. Os tons mais intensos são cores mais puras e bem pigmentadas e transmitem entusiasmo, desafio e energia. Os tons suaves transmitem acolhimento, suavidade, maturidade e equilíbrio.

Significado das cores

A verdade é que cada cor está associada a sentimentos e emoções que pode gerar.

Ferramentas para criar combinações de cores

  1. Adobe Color

Esta ferramenta permite criar paletas de cores, utilizando as composições análogas, monocromáticas, tríades, complementares, compostas, variações tonais ou personalizar conforme pretender.

  1. ColorSpace

O ColorSpace é uma ferramenta online gratuita que te ajuda a gerar paletas de cores a partir de uma única cor base. Basta inserir o código hexadecimal da cor (ex: #4CAF50) e, em segundos, o site apresenta várias combinações harmoniosas.

  1. Color Hunt

Color Hunt é uma galeria curada de paletas de cores modernas e minimalistas, criada por designers para designers. Ao contrário de outras ferramentas automáticas, aqui encontras paletas feitas manualmente, com foco em tendências visuais, harmonia e estética.

  1. khroma

Khroma é uma ferramenta baseada em inteligência artificial que aprende as suas preferências de cor e gera paletas personalizadas com base no seu gosto. Começa por escolher 50 cores favoritas, o algoritmo aprende o seu estilo visual e gera combinações de cor em diferentes contextos.

Conclusão

A psicologia das cores é uma ferramenta poderosa para criar uma experiência mais envolvente e estratégica no seu conteúdo. Ao entender como cada cor impacta as emoções e comportamentos do seu público-alvo, consegue transmitir a mensagem certa e fortalecer a identidade da sua marca.

Lembra-se: a escolha das cores deve ser intencional e alinhada com os objetivos do projeto. Agora que já conhece os princípios essenciais, é hora de colocar a teoria em prática e dar mais vida e significado ao design!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *