Sou designer, mas hoje não estou inspirada?
Sou designer, mas hoje não estou a conseguir criar o logotipo perfeito?
Sou designer, mas hoje estou sem ideias?
Um bloqueio criativo pode ser o início para um dia sem motivação, com pouca produtividade e com dúvidas sobre o nosso talento.
Mas calma, é perfeitamente normal e não é a única pessoa a passar por isso. Há dias com menos inspiração e dias com mais inspiração, mas há várias maneiras de ultrapassar estes bloqueios criativos.
O que importa é não deixar que estes momentos afetem o seu dia e aplicar as 10 dicas que vou deixar a seguir para conseguir estar mais inspirada diariamente.
10 dicas para se tornar um designer mais criativo
1 – Procurar inspiração
Procure inspiração em referências do setor, quer sejam marcas ou freelancers. Boas referências permitem aumentar a sua criatividade. Utilize, também, ferramentas como o Pinterest ou Behance quando se sente menos inspirado. Estas plataformas têm imensos trabalhos que farão despertar a sua criatividade.
Também pode, simplesmente, sair do local de trabalho, se lhe for possível, e ir para a rua, visitar a empresa do seu cliente ou simplesmente visitar a sua cidade, vai ver que quando regressar ao trabalho vai voltar com mais ideias.
2 – Sair da zona de conforto
Desafie-se! Sairmos da nossa rotina, permite-nos inspirarmo-nos e sermos mais criativos. Nada como um bom desafio para nos colocar à prova e testar as nossas competências. Por vezes, fazer sempre o mesmo pode tornar-se maçador a longo prazo, por isso procure desafiar-se a si e às pessoas que o rodeiam. Pode ser participar num concurso de design ou apenas desafiar-se a si próprio para fazer algo que nunca fez, mas que sempre quis.
3 – Procurar saber mais
Conhecimento nunca é demais. Procure sempre saber mais, principalmente com as ferramentas que trabalha diariamente. Obtenha o maior conhecimento sobre a sua área para que consiga adaptar-se a novas realidades e novos projetos.
4 – Atenção às novas tendências
É essencial estar constantemente atualizado das novas tendências para perceber como pode impulsionar o seu trabalho, antecipar mudanças e propor soluções criativas antes da concorrência. As tendências trazem novas ideias, formatos ou abordagens que pode aplicar nos trabalhos do dia-a-dia.
5 – Fazer uma pausa
Está perante um bloqueio criativo? Sem ideias? Fazer uma pausa pode ser a solução! Às vezes só precisamos de ir tomar um café, mudar de tarefa ou ir apanhar sol. Pode ser o suficiente para quando regressar à tarefa em que estava bloqueado, regressar com mais ideias para fazer o trabalho fluir e por consequência obter ótimos resultados.
6 – Anote todas as ideias
Tenha um diário criativo para que em qualquer momento ou local onde esteja possa apontar todas as ideias que lhe veem à cabeça mesmo aqueles que à primeira vista possam parecer descabidas. Nenhuma ideia deve ser descartada, pode não ser viável para um projeto, mas pode fazer surgir outra ideia para outro projeto.
7 – Não se pressionar
Por vezes somos pressionados por prazos apertados, pelo chefe ou por clientes. Mas a maior pressão é aquela que colocamos em nós próprios. Mentalizamo-nos que temos de fazer um trabalho incrível para impressionar o cliente e depois achamos que nada é suficientemente bom. Este pensamento só vai atrapalhar a nossa criatividade. Por isso, não se pressione e deia o melhor em cada trabalho e obterá excelentes resultados.
8- Criar um ambiente propício para estimular a sua criatividade
Este é um processo individual, no qual cada pessoa deve perceber de que modo consegue estar mais inspirada e estimular a sua criatividade. Pode ser a ouvir um determinado estilo de música, num lugar com muita luz ou num espaço com barulho. Cada pessoa deve passar por um processo de autoconhecimento para entender qual é o mais adequado para si.
9 – Superar o medo de errar
Assim como não se deve pressionar para fazer trabalhos perfeitos, deve superar o medo de errar. Errar é humano e faz parte do processo de aprendizagem. São os erros que nos fazem crescer profissionalmente e pessoalmente e por isso não se deve retrair ou deixar de fazer coisas com medo de errar, isso só vai atrapalhar a sua criatividade.
10- Diverte-te
E finalmente, a melhor dica, aquela que realmente é essencial. Faça do processo criativo algo divertido, algo que o faz feliz e não como algo aborrecido e chato. Crie coisas novas, explore e inove sem pressão e sem medo de errar. DIVIRTA-SE!
Conclusão
Estas são apenas algumas dicas que podem funcionar consigo. Mas o processo criativo é um processo contínuo e individual, no qual cada pessoa tem de passar por um processo de autoconhecimento para sair de bloqueios criativos que podem surgir no dia-a-dia.