Guia completo para criar um portfólio de design atrativo

Se é designer gráfico ou quer começar a trabalhar nesta área, deve saber que é essencial ter um portfólio acerca do seu trabalho.

Esta é uma forma de dar a conhecer à audiência as suas competências e mais valias através dos trabalhos realizados. Além disso, é uma peça fundamental para a captação de novos clientes.

GOSTARIA DE SE DESTACAR DA CONCORRÊNCIA ATRAVÉS DO SEU PORTFÓLIO?

Com um bom portfólio podem surgir grandes oportunidades de trabalho.

Mas afinal, o que é um portfólio?

Um portfólio é um documento digital ou físico que contém os melhores trabalhos desenvolvidos. O portfólio pode ser digital ou físico, conforme o objetivo.

E por isso, deve definir, inicialmente, o objetivo do seu portfólio, pois irá influenciar a maneira como deve ser organizado, a informação que deve conter ou até, mesmo a ferramenta que deve utilizar para a sua conceção.

Qual deve ser a sua estrutura?

O portfólio deve ser dividido em secções para que fique mais organizado. Deve ser sucinto, objetivo e relevante para a área de negócio.

  1. Apresentação

Na primeira secção deve ser feita uma breve apresentação pessoal, com o essencial para que o recrutador ou potencial cliente fique a conhecê-lo melhor. Refere algumas das tuas qualidades e como podes agregar valor.

  1. Percurso académico e profissional

De forma sucinta e relevante para a área a que se candidata ou que já está a trabalhar, deve apresentar o seu percurso académico e profissional, colocando apenas as informações que considerar relevantes para o leitor e que podem influenciar decisões. Por exemplo, se trabalhar como designer gráfico, pode não ser muito importante colocar no seu percurso profissional que há 5 anos trabalhou como pasteleiro. Mas se estiver a apresentar a sua proposta para um potencial cliente, no qual este é um cafetaria ou pastelaria, já pode ser importante demonstrar que tem conhecimento acerca dos produtos do cliente.

Por isso, é essencial colocarmos apenas a informação relevante e de forma sucinta e objetiva para não aborrecer o leitor.

  1. Trabalhos

Regra número 1: Não inclua todos os trabalhos elaborados até ao momento!

O primeiro passo nesta secção é fazer uma seleção dos trabalhos mais relevantes. Escolha os trabalhos que podem ter mais impacto no leitor e que vão demonstrar as suas competências. 

Posteriormente, pode organizar os seus trabalhos por categorias ou secções, como: design, criação de logotipos, ilustrações, web design, social media, entre outros. Ou se for mais adequado dividir por projetos de clientes. 

Uma boa organização e um conteúdo relevante facilita a navegação do leitor pelo portfólio e por consequência captar a sua atenção.

  1. Contactos

Termine deixando os seus contactos, nomeadamente, email e link para as redes sociais ou website (se houver).

Que ferramentas podemos utilizar para construir um portfólio

Existem muitas formas de apresentar um portfólio e várias ferramentas onde podes fazer. A tua escolha pode depender da tua área de negócio. Apresento-te algumas ferramentas pagas e gratuitas.

Adobe Illustrator ou Canva

Se é designer gráfico, então a melhor opção pode ser elaborar um portfólio em ferramentas de design, como Adobe Illustrator e apostar num bom design, demonstrando as suas competências técnicas. 

WordPress ou Framer

Se é webdesigner pode optar por criar um website para o portfólio, onde contém várias páginas com o Sobre, Trabalho, Contactos, … e assim pode demonstrar as suas habilidades técnicas para a área.

Adobe Premiere ou Cap Cut

Se é mais da área de vídeo porque não fazer um vídeo para contar a sua história, demonstrando a sua criatividade e a sua capacidade de edição. 

Behance

O Behance é direcionado essencialmente para freelancers colocarem os seus projetos e demonstrarem os seus trabalhos a potenciais clientes.

Não fique parado no tempo. De que é está à espera para criar um portfólio criativo e que impressione. Isto é um passo muito importante para começar a fechar os seus primeiros clientes. 

Mas não se esqueça de manter sempre o portfólio atualizado com os seus últimos trabalhos e divulgue nas redes sociais, para se dar a conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *